O campo da tecnologia é algo que nunca para de se desenvolver. Quando se trata de tecnologia, sempre há espaço para melhorias e novas oportunidades. Ao longo da última década, pudemos experimentar as tecnologias entrando em nossas vidas e tornando-se uma parte importante do nosso dia-a-dia. Este artigo se concentra em destacar 6 tecnologias principais que devem dominar mais em 2022.
Blockchain
Blockchain pode ser considerado um tipo específico de banco de dados. A diferença entre um banco de dados típico e um blockchain é a maneira como os dados serão armazenados. Em um banco de dados normal, os dados são armazenados de forma categorizada em linhas e colunas bem definidas. Enquanto em um blockchain, os dados são armazenados na forma de blocos. Cada um dos blocos está conectado ao seu predecessor e sucessor, que forma um padrão em forma de cadeia. Daí o nome ‘blockchain’.
Os dados no blockchain são criptografados e armazenados em formato hash. Todos os blocos nas redes blockchain estão interconectados. Portanto, para acessar um único bloco, toda a rede deve ser acessada. Sem as chaves certas, é impossível descriptografar os dados em uma rede blockchain. Isso torna o blockchain muito eficaz contra ataques cibernéticos e vazamento de dados.
Ultimamente, grandes corporações financeiras, como JP Morgan e outras corporações multinacionais, começaram a adotar a tecnologia blockchain. Nos próximos anos, as características verdadeiramente descentralizadas do blockchain criarão muitas oportunidades em vários setores. Por exemplo, o setor de saúde é frequentemente sujeito a ataques cibernéticos, pois contém muitas informações confidenciais sobre um indivíduo. A adoção da tecnologia blockchain para armazenar registros pode evitar qualquer tipo de ataque cibernético no setor de saúde. A receita total gasto global em soluções blockchain deverá ser 6,6 bilhões até 2024.
Inteligência artificial
A Inteligência Artificial é um ramo avançado da ciência da computação. O principal objetivo da IA é ter capacidades de tomada de decisão como seres humanos. Embora não estejamos tecnicamente nesse estado agora, a IA oferece muitos benefícios para indústrias e indivíduos. Muitas empresas começaram a adotar a automação para aumentar sua eficiência e produtividade para obter uma vantagem competitiva sobre seus concorrentes.
A IA tem desempenhado um papel importante em quase todos os setores industriais. Dispositivos vestíveis alimentados por IA ajudam na análise de pacientes e fornecem tratamentos personalizados. No campo de desenvolvimento de software, as plataformas de baixo código / sem código baseadas em IA economizam muito tempo desenvolvendo o aplicativo do zero, em vez de escrever milhares de linhas de códigos. O desenvolvimento de veículos autônomos é uma das conquistas fenomenais no campo da tecnologia.
O aprendizado de máquina e o processamento de linguagem natural são um ramo da inteligência artificial. Tanto o ML quanto o PNL, em essência, são usados para treinar a máquina para entender linguagens humanas e tomar decisões com base nas informações fornecidas. Os melhores exemplos de IA são assistentes virtuais como Google Assistant, Siri e Alexa. No futuro, a IA pode ser combinada com outras tecnologias para fornecer recursos muito mais poderosos e, potencialmente, mudar a maneira como as coisas funcionam atualmente. Em 2022, espera-se que a maioria das empresas adote amplamente a IA para suas operações comerciais.
Serviços na nuvem
Os serviços em nuvem estão se tornando parte integrante das empresas atualmente. Os serviços em nuvem economizam muito tempo e esforço na manutenção e gerenciamento de bancos de dados locais. Além disso, a manutenção de um banco de dados local requer pessoal experiente para gerenciar o banco de dados e realizar verificações de manutenção frequentes. Isso evitará vazamentos de dados ou ataques cibernéticos. Com o serviço em nuvem, os dados se tornam mais flexíveis, pois podem ser acessados de qualquer lugar. Todos esses processos de manutenção e gerenciamento serão feitos pelo provedor de serviços em nuvem.
Os provedores de nuvem também podem oferecer gerenciamento de recuperação de desastres para proteger os dados em caso de qualquer desastre. O tempo de inatividade para manutenção também será muito menor quando comparado ao tempo de inatividade de data centers gerenciados localmente. De acordo com a previsão do Gartner , o mercado de serviços de nuvem pública deve atingir cerca de US $ 397,4 bilhões.
5G
5G é a próxima geração de conectividade celular. O 5G pode fornecer maiores velocidades de conectividade com a ajuda de ondas de rádio de alta frequência. A implantação do 5G já foi iniciada em algumas partes do mundo. A frequência de rádio do espectro 5G tem um comprimento de onda muito curto e fica entre 24 GHz e 100 GHz. Essa faixa de espectro pode transferir dados em altas velocidades.
Como o espectro 5G tem um comprimento de onda mais curto, a distância de transferência também é curta. Portanto, é importante adotar a infraestrutura necessária, como pequenas torres dentro de edifícios. Uma das melhores características do 5G é o MIMO (Massive Input Massive Output). Significa simplesmente que o 5G pode receber e transmitir dados de uma ampla variedade de fontes. Além disso, com o 5G, a recepção e a transmissão de dados podem acontecer simultaneamente no mesmo comprimento de onda.
Computação quântica
Os computadores quânticos são a próxima geração de supercomputadores. Aqui, os bits (0s e 1s) são substituídos por qubits ou bits quânticos com estados super impossíveis, onde o estado pode ser 0 e 1 ao mesmo tempo. Um computador quântico pode fazer uma tarefa pesada que requer 10.000 anos para um supercomputador funcionar em cerca de três minutos. Os enormes recursos computacionais dos computadores quânticos podem facilmente descriptografar dados criptografados.
Esta velocidade de computação excepcional é alcançada através da criação de espaços multidimensionais para representar um grande problema. O algoritmo que emprega ondas quânticas neste espaço, então encontrará a solução para o problema neste espaço e a traduzirá de volta para formas que podem ser entendidas por humanos. Muitas grandes corporações como IBM, Honeywell, Microsoft, Google, etc, já estão nos estágios iniciais de implantação de computadores quânticos.
CRISPR
CRISPR significa Clustered Regulatory Interspaced Short Palindromic Repeats. Essa tecnologia pode ser considerada um grande avanço no campo da engenharia genética. O CRISPR permite aos pesquisadores alterar as sequências de DNA e modificar a função do gene. As alterações feitas no DNA usando o CRISPR podem ser absolutamente precisas.
Essa tecnologia pode trazer maiores avanços no campo das ciências médicas. O CRISPR pode potencialmente curar doenças com sua capacidade de alterar a estrutura do DNA. Ele também pode desempenhar um papel importante na prevenção de doenças futuras e defeitos genéticos em seres humanos.
Embora as tecnologias acima mencionadas já estejam presentes hoje, no próximo ano, poderíamos explorar mais o que elas têm a nos oferecer. Temos que esperar e descobrir como eles podem alterar nosso modo de vida, fornecendo assistência técnica e sofisticação.